Comissão aprova projeto do deputado Camilo para reduzir acidentes na navegação

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o projeto de Lei 1494/2019, do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), para aumentar a segurança nas embarcações que navegam nos rios da Amazônia e de todo o território nacional. A proposta original era da deputada federal Janete Capiberibe. Pelo projeto de lei, a Marinha do Brasil poderá impedir que embarcação que não tenha a proteção no volante, no eixo e em outras partes móveis do motor que coloquem em risco a integridade dos condutores ou passageiros seja inscrita ou registrada, ou tenha revalidado o documento de inscrição e registro na autoridade marítima. O projeto de Lei também determina que todos os projetos de motores e embarcações instituam essas proteções e que a totalidade das novas embarcações fabricadas a partir de janeiro de 2024 saiam dos estaleiros com as devidas proteções. A medida visa reduzir os acidentes com escalpelamentos e mutilações que afetam as populações ribeirinhas, especialmente na Amazônia. Evolução – Janete Capiberibe, propositora do projeto original, foi autora também da Lei 11.970/2009, que determinou a cobertura dos volantes e eixos dos motores estacionários usados navegação ribeirinha. Junto com programas de conscientização e cobertura do volante e eixo pelos próprios ribeirinhos e pela Marinha do Brasil, os acidentes com escalpelamento foram reduzidos em 75%. O acidente causa o arrancamento parcial ou total do couro cabeludo e até mesmo de partes das orelhas e couro da nuca, braços e pernas. Mutirões - Quando governou o Amapá, Camilo Capiberibe promoveu mutirões de cirurgias plásticas reparadoras, junto com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas e a Defensoria Pública da União. Os mutirões atenderam 64 mulheres que também foram incluídas no programa Renda Para Viver Melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o Sr. Samuel um pai, de baixa renda e sem emprego fixo, que foi processado pelo o governador Clécio, por cobrar o mínimo para a sua família.

Governador Clécio quer emprestar R$ 1 bilhão do banco do Brasil e quem vai pagar será o povo do Amapá

PRESSA: Empréstimo que irá endividar o Amapá em mais R$1 bilhão, tramita com urgência na Assembléia Legislativa do Estado